À conversa com fãs - Catarina Forte



A Playwell tem uma nova rubrica onde o destaque são os fãs de LEGO portugueses. Periodicamente iremos dar a conhecer alguns fãs e a maneira como eles vivem o hobby, curiosidades e gostos. O destaque de hoje vai para Catarina Forte, de 27 anos e actualmente a residir em Praga, que também tem uma página de Youtube onde explica a construção de vários MOCs e um projecto muito interessante na plataforma LEGO Ideas, o Coffee Truck.


1-Fala-nos um pouco de ti, a tua idade, o que é que fazes, e há quanto tempo és fã de LEGO?

 Sou natural de Santarém e tenho 27 anos. Tirei o curso de Cinema em Lisboa e recentemente mudei-me para Praga. Sou assistente de som em cinema e televisão. Sou fã de LEGO desde pequena porque era um brinquedo que a minha mãe e a minha tia tinham quando eram crianças e que ficou em casa dos meus avós, assim sendo quando passava tempo em casa deles o LEGO era sempre o centro das atenções, na verdade foi um grande elo de ligação entre mim e a minha avó. Dado este fascínio com o LEGO os meus pais levaram-me a mim e ao meu irmão à LEGOLAND de Windsor e o entusiasmo foi tal que no ano seguinte nos levaram à LEGOLAND na Alemanha.

 

2- Qual é a tua primeira memória com LEGO?

Os kits LEGO que tinha em casa da minha avó era o Moon Landing 926 e diversos conjunto LEGO Town. Lembro-me que fazíamos e desfazíamos a cidade vezes sem conta e que ocupava toda a mesa de jantar. O kit da lua também era muito emocionante e desafiante na altura. Depois havia as peças soltas e os bonecos antigos com braços articulados e que as pernas eram bricks 2x2, os sinais de transito, e até mesmo as minifigures sem braços, sem pernas e sem cara. Os animais da colecção LEGO FABULAND. Todos estes eram kits da minha mãe quando era criança. Depois eu e o meu irmão fomos tendo o nosso património LEGO mas que acabou por cair em desuso com a adolescência.

 
(926 - Command Centre, de 1979)


3- Tiveste alguma dark age? E se sim, o que te levou a regressar ao hobby?

 Tive uma dark age desde os meus 12 anos até hoje. Foi curioso porque sempre gostei de LEGO de ver coisas em LEGO mas nunca mais voltei a agarrar nas peças, contudo este ano enquanto vagueava pelo youtube encontrei um LEGO brickfilm e ao assirtir ao vídeo decidi que queria voltar a ter LEGO na minha vida, porque me sentia pouco realizada criativamente com o meu trabalho. A minha namorada trouxe o LEGO dela que estava no sótão em casa dos pais, eu trouxe LEGO de Portugal, até que comprei o meu primeiro kit. Comprei o LEGO Creator 3 em 1 Sunshine Sufer Van 31079. Quando abri a caixa percebi a enorme evolução que a LEGO sofreu durante todos estes anos e admito que fiquei viciada. No dia seguinte comprei o LEGO City Ice Cream truck. Estava determinada em começar a minha jornada de brickfilms e stopmotions. Coisa que rapidamente se provou não compatível comigo porque acabava sempre por mexer a camera e ter que começar de novo. Então decidi entrar no mundo das MOC e desmontei todos os sets que já tinha comprado, separei as peças por tipos e comecei a viagem criativa que é começar um objecto do zero.

 

(31079 - Sunshine Surfer Van)


4 - És daquelas que planeia antecipadamente construindo primeiro em formato digital, ou preferes ter as peças na mão? Pode-nos falar e exemplificar um pouco de como é o teu processo construtivo?

 

Prefiro sem dúvida ter as peças na mão! Gosto de sentir as peças, como elas se unem, ou ás vezes não se unem de todo. Quando comecei com as MOC’s apercebi-me que não tinha peças suficientes para corresponder àquilo que queria criar, então tinha sempre que usar cores diferentes e peças diferentes. Gosto de criar os meus modelos de dentro para fora, não penso no que vou fazer antecipadamente, normalmente sento-me a olhar para as peças e a partir de uma delas surge sempre uma ideia. Assim sendo todas as minhas construções nasceram de uma única peça que para mim, naquele momento, se assemelhou a qualquer coisa. Relativamente ao formato digital considero-o apenas uma ferramenta para criar modelos específicos para os quais não tenho as peças necessárias, mas para ser sincera não me entusiasma fazer LEGO no computador.

 

5 - Que conjunto ou tema mais te influencia, como fã de LEGO? Existe algum tema que gostarias que a LEGO produzisse?

 Posso dizer que sou bastante esquisita com os temas da LEGO. Para mim não há nada melhor que os edifícios Modelares LEGO Creator Expert e conto em conseguir tê-los todos. Gosto bastante do tema LEGO City e LEGO Ideas. Também já comecei a querer reunir as Minifigures colecionáveis. Gostaria muito que a LEGO tivesse um tema dedicado a produzir sets de filmes e séries (se bem que já existem alguns).

 

6 - E peça LEGO? Tens alguma predilecta ou que não dispenses nas tuas construções?

 Posso seguramente dizer que a minha peça favorita é a slope curved 2 x 2 (15068). Considero bastante “satisfying” usá-la.


 

7 -Tens algum construtor LEGO favorito?

 Recentemente vi o LEGO MASTERS US e fiquei uma grande fã do par Tyler e Amy.

 

8 - Neste momento, estás a trabalhar em algum projecto LEGO? Se sim, podes falar-nos dele?

 Depois de ter feito o meu modelo Coffee Truck mergulhei num bloqueio criativo do género “como será possível fazer algo melhor que isto?”. Portanto neste momento não estou a trabalhar em nenhuma MOC mas comprei recentemente o kit Creator 3 em 1 31097 e planeio juntá-lo com o 31115. Relativamente ao meu modelo Coffee Truck gostaria de dizer que desde o momento em que o finalizei acreditei que teria potencial para se tornar num kit LEGO oficial porque não difere do Ice cream truck ou Pizza truck, contudo infelizmente não é possível submeter a ideia para um kit LEGO City e sinceramente compreendo que este modelo não tem imponência para se tornar num Produto LEGO IDEAS.

 
(31097 TownHouse Petshop & Café)

9 – Como é a tua “oficina” LEGO?

 A minha oficina é bastante única porque como moro num apartamento pequeno não tenho uma sala para usar como oficina LEGO, então como prenda de aniversário a minha namorada converteu a cama beliche que temos no hall de entrada do nosso apartamento, no meu espaço LEGO. Mas este espaço tem apenas 1 metro de altura e é a medida exacta para eu conseguir estar lá sentada. Mas passo lá a maior parte do meu tempo livre e sou bastante feliz. 


 

10 – Tens alguma conta nas redes sociais (Instagram, Facebook, Flickr, etc), onde partilhas as tuas construções?

Tenho o meu canal de Youtube onde faço tutoriais de MOCs, tenho a página de Instagram (@legoingchannel ) , uma página Ideas, onde está o projecto Coffee Truck e onde podem votar nele, e brevemente terei uma página de facebook.


11 – Fazes parte de alguma LUG (LEGO User Group)?

 Ainda não tive tempo de explorar a parte social que este hobby proporciona, o quão une as pessoas que partilham o mesmo gosto, mas de certo irei continuar a movimentar-me de forma a pertencer a um grupo, em Portugal ou aqui em Praga.

 

12- Como te vês no hobby daqui a 10 anos?

 Vejo-me com uma sala LEGO, uma grande cidade, com todos os edifícios modelares creator expert e prateleiras cheias de modelos LEGO Architecture.

Muito obrigada por esta oportunidade, gostei muito de mergulhar a fundo a minha história com o LEGO.


Obrigado nós Catarina, e continuação de boas construções.
Se também quiserem ser destacados na nossa página, contactem-nos via facebook ou enviem um email para playwell.pt@gmail.com

Comentários