À conversa com... André Pinto



O entrevistado de hoje é André Pinto, AFOL português e membro da PLUG, que nos tem deliciado com muitas e excelentes construções.
Fiquemos então a saber um pouco mais sobre este versátil fã de LEGO.


1-Fala-nos um pouco de ti, a tua idade, o que é que fazes, há quanto tempo és fã de LEGO, se tiveste alguma dark age e se sim, o que te levou a regressar ao hobby?


O meu nome é André Pinto, sou natural do Fundão e tenho 40 anos. 
Sou arquitecto de formação e de momento trabalho nas Farmácias Holon com a função de Arquitecto, responsável de manutenção e de merchandising
Desde muito novo (5 anos) que me recordo de brincar e criar com Lego.
O hobby ficou mais sério quando tive conhecimento da PLUG - Associação Portuguesa de utilizadores de LEGO. Até a data não tinha conhecimento de todo o universo de sites,
fóruns e diversas atividades em torno do LEGO.



2- Começámos por ver MOCs teus que consistiam em réplicas (espectaculares, by the way), de veículos…depois foste para objectos e jogos e os últimos que apresentaste
também incluíram edifícios, o que mostra uma grande versatilidade da tua parte. Tens algum tema favorito? O que te leva a fazer esta ou aquela construção?

Em termos de MOC o que mais gosto de fazer é Model Team, mas pretendo fazer um pouco de tudo e gostava de fazer mocs dos principais temas da LEGO.
O principal fascínio que tenho por este brinquedo é a possibilidade de permitir fazer tudo o que imagino e que gostava de ter.



3 - És daqueles que planeia antecipadamente construindo primeiro em formato digital, ou preferes ter as peças na mão? Pode-nos falar e exemplificar um pouco de como é o 
teu processo construtivo?

Em termos de construção em formato digital tive duas experiências e confesso que não gostei muito. A primeira vez que utilizei deu para perceber que o software não tem em conta peso e gravidade; quase tudo é possível em formato digital em termos construtivos, mas na realidade é muito diferente. A outra experiência em que usei foi para a construção da locomotiva da CP em que queria testar algumas técnicas e não tinha as peças disponíveis fisicamente.

Em relação ao meu processo construtivo este inicia-se quando surge a ideia de construir algo, e aqui a inspiração surge de tudo o que me rodeia e acho engraçado poder 
montar com peças de Lego. A partir deste momento começo a testar as técnicas construtivas das partes que me parecem ser as mais complexas. Depois começo a pesquisar imagens, fotografias e desenhos técnicos daquilo que pretendo fazer e quando tenho tudo reunido início a construção da peça.

4 – Qual é a tua construção favorita? E porquê? 
A minha construção favorita é a Locomotiva da CP 1400 porque foi o maior desafio que tive até agora devido a sua dimensão e imposição que fiz em relação a sua construção. 
O desafio a que me propus foi só fazer a locomotiva se conseguisse fazer as rodas em peças de lego, sem utilizar jantes.
A roda tinha de ser construída por peças e assim foi, cada roda é composta por 19 peças.



5 - E peça LEGO? Tens alguma predilecta ou que não dispenses nas tuas construções?
A minha peça favorita é 87087 pela sua versatilidade. 


6 -Tens algum construtor LEGO favorito?
Tenho respeito e admiração por todos os construtores, penso que tudo se resume a tempo e peças disponíveis. 

7 - Neste momento, estás a trabalhar em algum projecto LEGO? Se sim, podes falar-nos dele?
Neste momento estou a trabalhar em vários projectos à escala Minifig. 



8 – Como é a tua “oficina” LEGO?
A minha oficina é dividida por dois espaços. O espaço principal é o que tenho acesso a toda a hora em casa onde tento ter a maior variedade de peças possíveis para poder 
testar as técnicas e ideias a desenvolver.

O segundo espaço é onde tenho todas as peças para fazer os meus mocs. Assim que tenho tudo testado em técnica e cor reúno esses elementos em volta da minha mesa de trabalho.




9 - Muito se discute em Portugal das vantagens e desvantagens de se pertencer a uma LUG. Tu, se não nos enganamos, fazes parte da PLUG há alguns anos, também mostras
os teus MOCs na Comunidade 0937 e costumas participar no LEGO Fan Weekend em Paredes de Coura. Consideras que toda esta envolvência tem sido benéfica para ti? Aconselhas a alguém que se está a iniciar no hobby, principalmente na parte de construir, a fazer parte de uma LUG?

Acho que é sempre importante fazer parte de uma LUG, deste modo é mais fácil conhecer outros construtores / colecionadores com quem podemos partilhar as nossas 
 experiências e técnicas de construção.

No meu caso por ideais e localização geográfica sou elemento da PLUG com muito orgulho e deste modo gosto de dar a conhecer e participar em eventos com os meus Mocs.
Infelizmente não tenho possibilidade de poder participar em tantos eventos e atividades como gostava.

10 – Sendo um construtor activo, é fácil para ti conciliar a vida profissional e familiar com o LEGO?
Fácil, fácil não é mas quando se constrói por gosto não cansa. São poucos os dias em que não brinco com LEGO.

11- Como te vês no hobby daqui a 10 anos?
Espero estar a construir mais e com mais qualidade

Muito obrigado André, esperemos que continues a mostrar a tua qualidade enquanto construtor LEGO.

Comentários

Enviar um comentário