Copos de peças das Pick & Build Walls - Valem a pena? E qual a melhor maneira de as arrumar? Parte 1


Nas redes sociais, e particularmente desde que abriu a primeira loja LEGO Certificada em Portugal, muitos fãs perguntam se comprar peças nestes copos compensa. Não há uma resposta certa para isto, pois depende das peças existentes e se são úteis para nós, mas regra geral...SIM!
E para exemplificar isso, fiz um estudo comparativo com um copo que eu comprei no dia da abertura da loja (sim, já ando para fazer este artigo desde Setembro), e os preços praticados no Bricklink, que é geralmente onde os fãs compram e se guiam para comparar os preços.
Neste copo estão 13 tipos de peça diferentes, num total de 1153 peças. Isto, a 19,99€, dá um preço por peça de 0,017 - não chega nem a 2 cêntimos. Claro que muitas destas peças são pequenas e o seu preço médio não é muito superior (deve rondar o dobro), mas também são importantes trazer para "encher" o copo. Mas a isso já lá vamos.

 

Como podem ver nesta tabela do Brickstore que criei, esta lista contempla todos os tipos de peças que trouxe, as quantidades e o preço médio de venda de cada peça, nessa cor, nos últimos 6 meses no Bricklink. Como podem ver, este valor é sempre muito superior ao preço de 0,017, e para terem uma noção, se quisessem comprar estas peças no BL, teriam de gastar um valor a rondar os 64 euros, isto sem contar com portes.

Por isso sim, compensa comprar estes copos. Agora outra coisa a ter em atenção, é a arrumação.



Aquilo que eu vou escrever agora é a minha leitura, vocês podem ter outras e até me ensinarem algumas coisas. O propósito destes posts que tentarei fazer de forma mais ou menos periódica é mesmo o de criar um "manual" com as melhores maneiras de arrumar os diferentes tipos de peças que se encontram nas Pick & Builds Walls.

Para começar, tem que haver algum equilibrio entre peças grandes e peças pequenas. As peças pequenas são geralmente mais baratas, e apesar de compensar quase sempre a sua compra, o ganho não é tanto. As peças grandes são geralmente mais caras no Bricklink, mas se só enchermos o copo com peças grandes, este irá ficar com muitos espaços vazios.


Nesta minha primeira ida à loja, a confusão era tanta que enchi este copo muito à pressa, sem planeamento. E como podem ver na fotografia acima, existem bastantes espaços vazios.
A base dos copos apresenta uma saliência que se não for bem usada, ficará sempre vazia. Devem tentar encher primeiro esta parte com peças pequenas. No meu caso, usei tiles 1 x 1.




Se tiverem tempo, e principalmente em plates e bricks de dimensões maiores, encaixem-nos todos. Vão reduzir o espaço entre elas ao máximo, o que irá permitir mais espaço à volta. Fica aqui imagens de algumas das peças que tentei agrupar, de modo a tentar ganhar a maior quantidade de área possível.
Se não tiverem muitas peças pequenas para fazer o enchimento, deixem as plates 1 x 1 e 1 x 2 soltas.





Aqui já comecei a arrumar os "montes" . Tenham atenção, que convém sempre deixar algum espaço entre as pilhas de peças e a parede de copo, de modo a que caibam as peças mais pequenas para enchimento.


Depois de colocados todos os grupos empilhados de peças, é altura de encher o copo com as peças mais pequenas
Uma coisa que podem fazer, à medida que vão enchendo o copo com as peças de tamanho reduzido, é agitar ligeiramente o mesmo. Mas com cuidado, e pressionando ligeiramente o interior, porque ao fazer isto as peças maiores começam a vir ao de cima. A ideia é que elas fiquem "enterradas" no meio das mais pequenas.
Eu neste exemplo não fiz, mas no caso das janelas parece-me que a melhor forma é tirar os vidros e fazer um monte com eles
As peças mais pequenas irão encher os espaços interiores das janelas.




Como podem ver, se o copo anteriormente estava cheio, literalmente a transbordar e só a fita cola prevenia que ele abrisse, agora fechou sem problemas nenhuns e ainda sobrou algum espaço na tampa.

E por aí, como costumam fazer? Têm outro tipo de sugestões? Para quem tem interesse neste serviço, pode e deve ver a excelente análise que Luis Baixinho fez no seu blog, onde até criou um documento de apoio que pode ser consultado aqui, ou mesmo a análise que ele tem vindo a fazer das peças disponíveis na P&B.
Para quem não conhece ainda, pode entrar para o grupo do Facebook Loja LEGO Lisboa - Pick a Brick Wall e Novidades, onde de forma periódica são colocadas as novidades da loja, tanto a nível de figuras, peças P&B e ofertas/promoções.





Comentários